É muito importante para a saúde íntima feminina que alguns cuidados especiais sejam tomados, principalmente de forma preventiva.
Hoje em dia pode-se realizar tratamentos preventivos e terapêuticos com produtos naturais que não agridem o organismo e ao mesmo tempo possuem alto índice de eficiência no combate a doenças.
O óleo essencial de melaleuca está sendo bastante utilizado atualmente, mas seu uso na terapia medicinal e no trato de várias doenças é utilizado desde os primórdios.
A Melaleuca ou Tea Tree (árvore do chá) é originária da Austrália e é utilizada como planta medicinal há milhares de anos.
Existe, inclusive, uma história de que havia uma lagoa mágica que tinha poderes de cura sobre feridas na pele e várias doenças. Acontece que, esse local era rodeado por muitas árvores de Melaleuca e as suas folhas caiam na água que absorvia todas suas propriedades curativas.
O óleo essencial de melaleuca possui mais de uma centena de componentes com funções antimicrobianas, antissépticas, germicidas, anti-inflamatórias, antifúngicas, expectorantes, bactericidas, parasiticidas, cicatrizantes e antibióticas.
Para falar somente dos cuidados especiais em relação à intimidade feminina, o óleo essencial de melaleuca pode agir, de acordo com suas propriedades, de forma eficaz contra as seguintes doenças:
– Candidíase vaginal
Uma infecção causada por um fungo presente no organismo chamado Candida, cujos sintomas principais são coceira, vermelhidão e dor na região vaginal.
– Tricomoníase
Uma doença transmitida sexualmente, popularmente conhecida como vaginite, caracterizada pelo corrimento vaginal espesso e amarelado.
– Corrimento vaginal
Existe o corrimento vaginal anormal, também conhecido como leucorreia, que tem relação com alguma doença ginecológica. Pode apresentar coloração esverdeada ou amarelada e tem mau cheiro. O corrimento pode ser um sintoma de infecções provocadas por vírus, bactérias ou fungos.
– Coceira genital e na virilha
Geralmente as coceiras são causadas por algum tipo de fungo. Pode apresentar descamação e lesão avermelhada. Em alguns casos, aparecem pequenas bolhas com pus. Podem indicar uma simples alergia ou algum tipo de DST.
Estudos recentes mostraram que algumas gotas do óleo essencial de melaleuca em banhos de assento terapêuticos semanais ajudaram no combate às infecções vaginais e na eliminação de alguns fungos e bactérias. Serve tanto para auxiliar no tratamento como um preventivo.
Esses cuidados especiais, se adotados no dia a dia, aliados a higiene bem feita, proporcionam uma vida mais saudável, livre de doenças, permitindo que, ao menos na área da saúde, tenham uma qualidade de vida mais plena.
O óleo essencial de melaleuca da Bioleuca é 100% natural e preserva todas as propriedades curativas da melaleuca.