fbpx

Usos da Melaleuca

O óleo essencial de Melaleuca alternifolia vem sendo utilizado há muito tempo como um recurso da medicina natural para prevenir e tratar diversos problemas de pele [1].

A forma como o óleo essencial é administrado influencia o resultado do seu benefício [2]. Aqui estão algumas das aplicações mais usuais da Melaleuca alternifolia que tiveram seus resultados comprovados cientificamente:

  • Fortalecimento de unhas
  • Acne
  • Pequenos ferimentos e cicatrização
  • Candidíase e problemas íntimos
  • Saúde dos pés
  • Verrugas
  • Cabelos saudáveis
  • Terapia preventiva (imunidade)
  • Saúde Bucal

O óleo essencial de Melaleuca alternifolia está disponível nas versões, Gotejador e Pincel.

Para realizar um teste cutâneo, aplique 1 gota do óleo no pulso e deixe de 24 a 48 horas. Para testar em crianças pequenas, recomenda-se aplicar 1 gota numa área mais acima, onde a criança não leve à boca. Havendo qualquer sinal de vermelhidão, coceira ou irritação, retire o produto da área aplicada e suspenda o uso do produto.

Fortalecimento de unhas

O óleo essencial de Melaleuca alternifolia é um composto formado por muitas moléculas e possui propriedades antifúngicas [1], antibacterianas [2], antissépticas [3] e ainda tem um poder excepcional de penetração. A combinação dessas características faz com que os produtos que contenham este óleo na fórmula sejam indicados para proteção e fortalecimento das unhas e tratamentos de problemas diversos como micose e fungo de unha [4].

Aplicações do óleo essencial de Melaleuca alternifolia para:

  • Fortalecimento de unha – Pingar de 1 a 2 gotas do óleo essencial de Melaleuca alternifolia com gotejador, no mínimo, 1 vez por semana; Aplique o óleo essencial com pincel, diretamente sobre as unhas; ou ainda pode aplicar a Base Fortificante com Melaleuca alternifolia com pincel, até formar uma fina camada sobre as unhas.
  • Micose, fungo de unha, unha preta, unha descamando e unha encravada – Pingar 2 gotas do óleo essencial de Melaleuca alternifolia com gotejador sobre a unha infectada, estendendo-se para as unhas mais próximas, 2 vezes ao dia, no mínimo por 30 dias. Se optar pelo óleo essencial de Melaleuca alternifolia com pincel, basta aplicar o óleo com o pincel sobre a unha infectada e as mais próximas, para evitar propagações.


Acne

As propriedades antissépticas, antibacterianas, e anti-inflamatórias do óleo essencial de Melaleuca alternifolia são comprovadamente eficazes no tratamento da acne. Ele penetra profundamente na pele, tratando a infecção e inflamação ocasionada por essa doença crônica, secando e cicatrizando as espinhas. [1], [2], [3], [4], [5], [6].

Métodos de aplicação:

  • Aplique o óleo essencial de Melaleuca alternifolia puro sobre a pele afetada, com ajuda de hastes flexíveis.
  • Dilua 5 gotas de óleo de Melaleuca alternifolia em 5 ml de óleo carreador e aplique com ajuda de algodão ou gaze para um curativo à noite.
  • Misture 2 colheres de leite integral com 1 gota de óleo essencial de Melaleuca alternifolia e use a mistura como uma loção de limpeza.
  • Pingue 3 gotas do óleo de Melaleuca alternifolia na sua máscara de argila verde. Aplique sobre a pele e aguarde até secar, depois enxague.
  • Misturar 25 gotas do óleo de essencial de Melaleuca alternifolia a 100 ml de água, guardar num recipiente escuro cor âmbar, sempre agitar antes de usar, e aplicar na pele limpa com ajuda de algodão.

Pequenos ferimentos e cicatrização

O óleo essencial de Melaleuca alternifolia é um antimicrobiano tópico que possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais, anti-inflamatórias, analgésicas, inseticidas e antipruriginosas [1], [2], [3].  Estudos atestam a eficácia de seu poder cicatrizante no auxílio à terapia de alguns tipos de ferimentos [4], [5], [6]. Clínicos relatam que o uso do óleo facilita o desbridamento da ferida, reduz a inflamação local e ainda atua como antimicrobiano [7].

  • Queimaduras e pequenos ferimentos – Com o local da ferida devidamente higienizado e seco, aplicar algumas gotas do óleo essencial de Melaleuca alternifolia com gotejador, 3 vezes ao dia. A aplicação pode ser feita diretamente com o gotejador, com auxílio de haste flexível ou algodão. Se optar pelo óleo essencial com pincel, a aplicação é feita diretamente com o pincel.
  • Irritação da pele – Pingar 2 gotas do óleo essencial de Melaleuca alternifolia com gotejador diretamente sobre o local desejado, ou, misturar algumas gotas do óleo no creme hidratante e aplicar sobre a área irritada.
  • Pós-operatório – Pingar 20 gotas do óleo essencial de Melaleuca alternifolia com gotejador em um algodão, haste flexível ou gaze e aplicar no local. Se optar pelo óleo essencial de Melaleuca alternifolia com pincel, basta aplicar o óleo com o pincel sobre a cicatriz.


Candidíase e problemas íntimos


A candidíase, corrimento vaginal, coceira genital e tricomoníase, são problemas íntimos decorrentes de bactérias, vírus ou fungos que podem ser tratados com o óleo essencial de Melaleuca alternifolia, uma vez que suas propriedades medicinais atuam positivamente no tratamento de fungos, bactérias e vírus [1], [2].

 Métodos de aplicação:

  • Candidíase genital – Faça um banho de assento misturando 5 gotas de óleo de melaleuca com 1 litro de água morna. Permaneça sentada por 10 minutos.

Aplique 1 gota do óleo no protetor diário ou absorvente. Use calcinhas de algodão.

  • Corrimento vaginal, coceira vaginal e tricomoníase – misturar 10 gotas de óleo de melaleuca a 100ml de água e aplique com auxílio de um algodão na área afetada.


Saúde dos pés

A saúde dos pés pode ser preservada incluindo alguns cuidados básicos na rotina diária. Como o óleo essencial de Melaleuca alternifolia é antifúngico [1], antiviral [2], bactericida [2], antisséptico [3] e anti-inflamatório [4], previne e trata diversos problemas ocasionados por fungos, vírus, infecções ou bactérias causadores de mau odor pédico, frieiras, pé de atleta, fungo de unha, micose de unha, unha preta, unha descamando e calos.

Método de aplicação do óleo essencial de Melaleuca alternifolia para:

  • Mal odor pédico; frieira; pé de atleta – acrescentar 20 gotas do produto em uma bacia com água morna. Mergulhe os pés nessa água e deixe-os repousar por 15 minutos. Repita esse procedimento diariamente.

Os calçados devem ser devidamente higienizados e guardados em lugares iluminados e arejados. Pode-se também pingar uma gota de óleo em um pedacinho de algodão, colocá-lo dentro dos sapatos e guardá-los assim.

  • Fungo de unha, micose de unha, unha preta, unha descamando – aplicar 2 gotas do óleo de Melaleuca alternifolia com gotejador no local afetado, 2 vezes ao dia, durante 30 dias. Estenda o uso do produto para as unhas ao lado da contaminada, para evitar propagações.


Verrugas

As verrugas são proliferações da pele provocadas pelo papiloma vírus humano (HPV). O óleo essencial de Melaleuca alternifolia é eficaz para o tratamento de diversas dermatoses e infecções, incluindo as causadas por bactérias e vírus, como o HPV, pois é um agente antimicrobiano natural [1], [2].

Método de aplicação:

Aplique 1 gota do óleo essencial de Melaleuca alternifolia puro sobre a verruga 3 vezes ao dia, até que ela desapareça.


Cabelos saudáveis


O óleo essencial de Melaleuca alternifolia contribui com a manutenção e tratamento da saúde dos cabelos, uma vez que suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, antifúngicas e inseticidas, com excelente poder de penetração, atuam no couro cabeludo, efetuando uma limpeza profunda que promove a prevenção e o tratamento de dermatites como caspa e seborreia. Além de atenuar a oleosidade dos cabelos e conferir um aspecto mais sedoso e brilhante aos fios, o óleo ainda previne e trata a pediculose, doença parasitária provocada por piolhos. [1], [2], [3] e [4].

Método de aplicação:

Adicionar 2 gotas de óleo essencial de Melaleuca alternifolia no shampoo de uso diário, ou misturar 4 gotas do óleo em 200 ml de shampoo base neutra.

Terapia preventiva (imunidade)


O óleo essencial de Melaleuca alternifolia é um componente 100% natural que possui propriedades antivirais, fungicidas, antibacterianas, revigorantes, balsâmicas e estimulantes que, atuam como terapia preventiva na manutenção da imunidade, mantendo o sistema imunológico sadio [1], [2], [3] e [4].

 Método de aplicação:

Adicionar 5 gotas do óleo de Melaleuca alternifolia em um recipiente de vidro com meio copo de água, para utilizar como aromatizador de ambiente, ou pingar 10 gotas do óleo essencial direto no seu difusor aromático.

Saúde Bucal


O óleo essencial de Melaleuca alternifolia e suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antivirais e analgésicas contribui para a manutenção da saúde bucal e é um potente agente da medicina natural para a prevenção e tratamento de dor de garganta, aftas, halitose (mau hálito) e prevenção de cárie [1] e [2].

Método de aplicação:

Diluir 10 gotas do óleo de Melaleuca alternifolia em 200 ml de água, para utilizar como enxaguante bucal após as escovações.

Referências do conteúdo acima exibido:

Introdução: [1] Enshaieh, Shahla; Jooya, Abolfazl; Siadat, Amir; Iraji, Fariba. The efficacy of 5% topical tea tree oil gel in mild to moderate acne vulgaris: A randomized, double-blind placebo-controlled study. Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology, vol. 73.1, 2007. [2] Wolffenbüttel, A.N. Base da Química dos Óleos Essenciais e Aromaterapia – abordagem técnica e científica, Belo Horizonte MG: Editora Laszlo, págs. 153-160, 2016.

Fortalecimento de unhas: [1] Hammer, K.A.; Carson, C.F.; Riley, T.V. Antifungal activity of tea tree oil. Rural Industries Research and Development Corporation, proj. UWA-58A, publ. 03/020, 2003. [2] Carson, C.F.; Hammer, K.A.; Riley, T.V. Melaleuca alternifolia (Tea Tree) Oil: a Review of antimicrobial and Other Medicinal Properties. Clinical Microbiology Reviews, págs. 50-62, 2006. [3] Syed, T.A.; Qureshi, Z.A.; Ali, S.M.; Ahmad, S.; Ahmad, S.A. Treatment of toenail onychomycosis with 2% butenafine and 5% Melaleuca alternifolia (tea tree) oil in cream. Tropical Medicine and International Health, vol. 4, págs. 284-287, 1999. [4] Buck, D.S.; Nidorf, D.M.; Addino, J.G. Comparison of two topical preparations for the treatment of onychomycosis: Melaleuca Alternifolia (tea tree) oil and clotrimazole. Journal of Family Practice, vol. 38, págs. 601-605, 1994.

Acne: [1] Hammer, K.A.; Carson, C.F.; Riley, T.V. Antifungal activity of tea tree oil.Rural Industries Research and Development Corporation, proj. UWA-58A, publ. 03/020, 2003. [2] Enshaieh, Shahla; Jooya, Abolfazl; Siadat, Amir; Iraji, Fariba. The efficacy of 5% topical tea tree oil gel in mild to moderate acne vulgaris: A randomized, double-blind placebo-controlled study. Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology, vol. 73.1, 2007. [3] Hammer, K.A. Treatment of acne with tea tree oil (melaleuca) products: A review of efficacy, tolerability and potential modes of action. International Journal of Antimicrobial Agents, vol. 45, págs. 106-110, 2015. [4] Kwon, Hyuck Hoon; Yoon, Ji Young; Park, Seon Yong; Min, Seonguk; Suh, Dae Hun. Comparison of Clinical and Histological Effects between Lactobacillus-FermentedChamaecyparis obtusa and Tea Tree Oil for the treatment of Acne: An Eight-Week Double-Blind Randomized Controlled Split-Face Study, págs. 102-109, 2014. [5] Malhi, Harsimran Kaur; Tu, Jenny; Riley, Thomas V.; Kumarasinghe, Sujith Prasad; Hammer, Katherine A. Tea tree oil gel for mild to moderate acne; a 12 week uncontrolled, open-label phase II pilot study. Australasian Journal of Dermatology, 2016. [6] Bassett, I.B., Pannowitz, D.L., Barnetson, R. StC., A comparative study of tea tree oil versus benzoyl peroxide in the treatment of acne. Med & Aust. The Lancet, vol. 153: 455-58, 1990.

Pequenos ferimentos e cicatrização: [1] Carson, C.F.; Hammer, K.A.; Riley, T.V. Melaleuca alternifolia (Tea Tree) Oil: a Review of antimicrobial and Other Medicinal Properties. Clinical Microbiology Reviews, págs. 50-62, 2006. [2] Koh, K.J.; Pearce, A.L.; Marshman, G.; Finlay-Jones, J.J.; Hart, P.H. Tea tree oil reduces hitamine-induced skin inflammation. British Journal of Dermatology, vol. 147, págs. 1212-1217, 2002. [3] Edmondson, M.; Newall, N.; Carville, K.; Smith, J.; Riley, T.V.; Carson, C.F. Uncontrolled, open-label, pilot study of tea tree (Melaleuca alternifólia) oil solution in the decolonisation of methicillin-resistant Staphylococcus aureus positive wounds and its influence on wound healing. International Wound Journal, vol. 8, págs. 375-384, 2011. [4] Culliton, P.; Halcón, L.L. Chronic wound treatment with topical tea tree oil. Altern Ther Health Med., págs. 46-47, 2011. [5] Halcón, L.; Milkus, K. Staphylococcus aureus and wounds: A review of tea tree oil as a promising antimicrobial. Am J Infect Control, vol. 32, págs. 402-408, 2004. [6] Bain, G.; Kuwahata, H.; Raymond, B.; Foster, R. Tea Tree / Hydrogel Dressings Used in Wound Care. Rural Industries Research and Develpment Corporation, proj. SAH-1a, public. 05/114, 2005. [7]1 Wound Healing and Management Node Group. Evidence summary: Wound management: tea tree oil. The Joanna Briggs Institute, vol. 21 No 4, págs. 170-172, 2013.

Candidíase e problemas íntimos: [1] Enshaieh, Shahla; Jooya, Abolfazl; Siadat, Amir; Iraji, Fariba. The efficacy of 5% topical tea tree oil gel in mild to moderate acne vulgaris: A randomized, double-blind placebo-controlled study. Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology, vol. 73.1, 2007. [2] Blackwell, A. L., Tea tree oil and anaerobic (bacterial) vaginosis. Department of Genito-urinary Medicine, Mount Pleasant Hospital, Swansea SA1 6HL, Uk. The Lancet, vol. 337. 2, 1991.

Saúde dos pés: [1] Hammer, K.A.; Carson, C.F.; Riley, T.V. Antifungal activity of tea tree oil. Rural Industries Research and Development Corporation proj. UWA-58A, publ. 03/020, 2003 [2] Carson, C.F.; Hammer, K.A.; Riley, T.V. Melaleuca alternifolia (Tea Tree) Oil: a Review of antimicrobial and Other Medicinal Properties. Clinical Microbiology Reviews, págs. 50-62, 2006 [3] Syed, T.A.; Qureshi, Z.A.; Ali, S.M.; Ahmad, S.; Ahmad, S.A. Treatment of toenail onychomycosis with 2% butenafine and 5% Melaleuca alternifolia (tea tree) oil in cream. Tropical Medicine and International Health, vol. 4, págs. 284-287, 1999 [4] Silva, C.B. Antifungal Activity of Nanocapsule Suspensions Containing Tea Tree Oil on the Growth of Trichophyton rubrum. Springer Science+Business Media Dordrecht. Mycopathologia, págs. 281-286, 2013

Verrugas: [1] Carson, C.F.; Hammer, K.A.; Riley, T.V. Melaleuca alternifolia (Tea Tree) Oil: a Review of antimicrobial and Other Medicinal Properties. Clinical Microbiology Reviews, págs. 50-62, 2006.[2] Hammer, K.A.; Carson, C.F.; Riley, T.V. Antifungal activity of tea tree oil. Rural Industries Research and Development Corporation proj. UWA-58A, publ. 03/020, 2003

Cabelos saudáveis: [1] Carson, C.F.; Hammer, K.A.; Riley, T.V. Melaleuca Alternifolia (Tea Tree) Oil: a Review of antimicrobial and Other Medicinal Properties. Clinical Microbiology Reviews, págs. 50-62, 2006. [2] Syed, T.A.; Qureshi, Z.A.; Ali, S.M.; Ahmad, S.; Ahmad, S.A. Treatment of toenail onychomycosis with 2% butenafine and 5% Melaleuca alternifolia (tea tree) oil in cream. Tropical Medicine and International Health, vol. 4, págs. 284-287, 1999. [3] Koh, K.J.; Pearce, A.L.; Marshman, G.; Finlay-Jones, J.J.; Hart, P.H. Tea tree oil reduces hitamine-induced skin inflammation. British Journal of Dermatology, vol. 147, págs. 1212-1217, 2002. [4] Edmondson, M.; Newall, N.; Carville, K.; Smith, J.; Riley, T.V.; Carson, C.F. Uncontrolled, open-label, pilot study of tea tree (Melaleuca alternifólia) oil solution in the decolonisation of methicillin-resistant Staphylococcus aureus positive wounds and its influence on wound healing. International Wound Journal, vol. 8, págs. 375-384, 2011. [5] Carson, C.F.; Hammer, K.A.; Riley, T.V., Antifungal activity of the components of Melaleuca alternifólia (tea tree) oil. Journal of Applied Microbiology, vol. 95, págs. 853-860, 2003.

Terapia Preventiva (Imunidade): [1] Carson, C.F.; Ashton, L.; Dry, L.; Smith, D. W.; Riley, T.V., Antiviral activity of tea tree oil. A report for the Rural Industries Research and Development Corporation, proj. UWA-40A, publ. 05/130, 2005. [2] Carson, C.F.; Hammer, K.A.; Riley, T.V. Melaleuca alternifolia (Tea Tree) Oil: a Review of antimicrobial and Other Medicinal Properties. Clinical Microbiology Reviews, págs. 50-62, 2006. [3] Carson, C.F.; Hammer, K.A.; Riley, T.V., Antifungal activity of the components of Melaleuca alternifólia (tea tree) oil. Journal of Applied Microbiology, vol. 95, págs. 853-860, 2003. [4] Concha, J.M.; Moore, L.S.; Holloway, W. J., Antifungal activity of Melaleuca alternifolia (Tea Tree) oil against various pathogenic organisms. J. Am Podiatr Med Assoc, vol. 88, págs. 489-492, 1998.

Saude Bucal: [1] Carson, C.F.; Riley, T.V.; Cooksont, B.D., Efficacy and safety of tea tree oil as a topical antimicrobial agente. Journal of Hospital Infection, vol. 40, págs. 175-178, 1998. [2] Carson, C.F.; Hammer, K.A.; Riley, T.V. Melaleuca alternifolia (Tea Tree) Oil: a Review of antimicrobial and Other Medicinal Properties. Clinical Microbiology Reviews, págs. 50-62, 2006.

Procura algum conteúdo específico?

Os Benefícios da Melaleuca alternifolia

O Óleo Essencial de Melaleuca alternifolia auxilia no fortalecimento de unha e combate acne, frieira, onicomicose, dentre muitos outros.

Posts Recentes

As informações contidas neste site não devem ser consideradas prescrições medicamentosas ou substituições à consulta médica. Informações não substituem em hipótese alguma o trabalho de profissional médico ou terapeuta especializado na área. A Bioleuca se exime pelo uso indevido dessas informações e por quaisquer danos eventualmente causados aos que venham a utilizar delas de forma inadequada ou indevida.

×
×

Carrinho

Pesquisar